18.9.11

Anos 80 - suas músicas, suas musas, seus enigmas


O contexto político local explica - ou termina de explicar - a força da música dos anos 60 e 80 em nosso país. À revolução cultural que representou os anos 60 ao redor do mundo, somou-se, aqui, as mudanças provocadas pelo golpe militar. Os anos 80, por sua vez, seguiram o sopro alegre da brisa de liberdade que se anunciava e substituía um ufanismo forçado e pré-fabricado por uma real sensação de pertencimento a uma pátria, num significado mais amplo do que apenas o país onde nascemos.

Se, por um lado, o devastador sucesso comercial do rock brasileiro dos anos 80 freou um pouco o espaço reservado a outros estilos, sobretudo à MPB, por outro fez com que a música nacional voltasse a ocupar a maior parte do tempo das rádios, o que não ocorria nos dias dançantes da década anterior. Naquela época, as ondas sonoras ainda seguiam o vento que soprava do hemisfério norte e reverberavam a máxima jurácyca de que “o que é bom para os Estados Unidos, é bom para o Brasil”. A despeito da grande qualidade dos cantores nacionais de então, a música desse país norte-americano, ou das nações de língua inglesa em geral, imperava em todos os sentidos.

A liberdade política e os bons ventos surgidos com a redemocratização ajudaram nessa retomada do topo das paradas por parte da música brasileira ou, no mínimo, levaram-na a uma disputa menos desigual por esse posto. A banda brasileira RPM, por exemplo, vendeu mais de dois milhões de cópias do disco Rádio pirata ao vivo. Esse vento tropical teve como zona de convergência o eixo Rio-São Paulo, passando por Brasília. O nordeste, que sempre revelara talentos e, pouco antes, promovera um novo deslocamento de eixo com Fagner, Alceu Valença, Elba e Zé Ramalho, entre outros, dessa vez teve menor participação, revelando apenas o grupo baiano Camisa de Vênus.

Outra característica do movimento repetiu a tendência roqueira de uma maior presença masculina, algo estranho a um país acostumado a grandes vozes femininas. Estrelas do rock sempre brilharam solitárias e, nos anos 80, não foi diferente, com a porção mulher do pop-rock, bem representada por Paula Toller, Marina Lima e Dulce Quental, abrindo espaço entre os super-homens. Em comum, o fato de serem cariocas e compositoras. Fernanda Abreu, à época fazendo backing vocal na banda Blitz, também destacou-se depois, como cantora, em carreira solo.
  
Dulce Quental iniciou na banda Sempre Livre, composta apenas por mulheres e depois seguiu carreira solo. Ficou conhecida por sucessos como Fui eu, Caleidoscópio (ambas de Herbert Vianna), Eu sou free e Natureza humana*, essa última uma versão de Jorge e Waly Salomão para Human nature, de Michael Jackson. É dela a canção-tributo a Cazuza, O poeta está vivo (com Frejat).

Outro destaque dos anos 80 foi Marina Lima. Marina, de cara, ganhou o aval de Caetano Veloso - que dividiu com ela os vocais de Nosso estranho amor - e recebeu elogios de Tom Jobim, ao cantar, com ele, Lígia**, especialmente para um programa da Rede Globo. Também participou do especial Mulher 80, como revelação, entre outras grandes intérpretes femininas, já consagradas. De estilo original, como intérprete e como compositora, logo conseguiu seu espaço em meio à avalanche de novas bandas que surgiam. Tinha como parceiro mais constante o irmão Antônio Cícero, poeta e letrista.

Marina faz parte do grupo de artistas da década de 80 que permaneceram em atividade até hoje, sempre produzindo bons trabalhos. Acaba de lançar Clímax, que tem boas parcerias com compositores das gerações seguintes, Adriana Calcanhoto, Samuel Rosa e Karina Buhr, ex-integrante da ex-banda feminina pernambucana Comadre Florzinha (na abertura do carnaval recifense deste ano, as duas interpretaram, juntas, Voltei Recife, numa versão interessante e diferente).

Depois de Wanderléa nos anos 60 e Rita Lee na década seguinte, Paula Toller foi a musa do pop-rock dos anos 80. Se a primeira iniciou a carreira na companhia de Roberto e Erasmo Carlos e a segunda com os irmãos Sérgio e Arnaldo Baptista, Paula Toller, no Kid Abelha, também tinha a companhia de seus abóboras selvagens, numa formação semelhante à dos Mutantes, com instrumentistas masculinos comandados por uma voz feminina (o mesmo ocorria com o grupo Metrô, contemporâneo do Kid, que tinha a cantora Virginie como vocalista).

Paula, de voz agradável, especializou-se em letras leves, de cunho sentimental, acompanhadas de melodias ora românticas, ora dançantes. Pelas más línguas, a bela e hoje quase cinquentona era chamada de Paula Tolla, vocalista da banda Q.I. de Abelha. Línguas que, não obstante, namoraram e dançaram ao som de suas músicas. É dela um dos dois mais inusitados e enigmáticos versos da música da época: Tira essa bermuda, que eu quero você sério (Como eu quero***). Os segredos de liquidificador (Codinome beija-flor), de Cazuza, constituem o outro mistério.

Existem duas interpretações básicas para o primeiro enigma, que despertou a curiosidade até de Chico Buarque. Na primeira, mais comum, “tira essa bermuda” conteria um pedido implícito de trocá-la por uma vestimenta mais composta, a qual levaria à seriedade. Na segunda, a mesma expressão, dessa vez interpretada literalmente, sugeriria a nudez como uma forma de atingir a seriedade, o que provocou o questionamento de Chico, em encontro musical com a cantora esfinge, em 85, quando cantaram juntos Dueto. Quanto ao liquidificador, segredos são segredos...


*

**

***


Nenhum comentário: